Lista de Questões (Frações Algébricas)


Nessa postagem vamos resolver questões de Frações algébricas e suas operações. Basicamente na hora de simplificar uma fração desse tipo é importante estar familiarizado com Produtos Notáveis, isso vai ajudar bastante na resolução das questões.

1) Simplifique:



Resolução







Resolução

 







Resolução






Resolução
$\frac{3a^2+6a+3}{a+1}=\frac{3(a^2+2a+1)}{a+1}=\frac{3(a+1)^2}{a+1}=3(a+1)=3a+3$


e) $\frac {9ab}{3a^2b^2}=\frac {3}{ab}$

f) $\frac{15x^2y^3z^2}{25z^2y^2x^4t^3}=\frac{3y}{5x^2t^3}$

2) Efetue, apresentando a resposta na forma de uma fração algébrica:

a)$\frac{2}{a}+\frac{5}{3b}$

Resolução
$\frac{2}{a}+\frac{5}{3b}=\frac{6b+5a}{3ab}$

b)$\frac{3}{x^2-9}+\frac{5}{x-3}$

Resolução
$\frac{3}{x^2-9}+\frac{5}{x-3} = \frac{3}{(x+3)(x-3)}+\frac{5}{x-3}=\frac{3+5(x+3)}{(x+3)(x-3)}=\frac{3+5x+15)}{(x+3)(x-3)}=\frac{5x+18}{(x+3)(x-3)}$ ou
$\frac{5x+18}{x^2-9}$

32 comentários:

  1. Respostas
    1. tendi nada dos problema pq ainda n aprendi isso e por isso eu achei uma bosta

      Excluir
    2. ai vai cata o que fazer fica ai falando para os outros ter respeito vc e o pai dele nao e entao cala aboca e vai toma la naquele lugar

      Excluir
    3. Tão corajoso(a) na Internet sob anonimato né? Posso exigir respeito pq esse ambiente é meu. E não tem motivos pra ninguém chingar ninguém. O chat deve funcionar para críticas construtivas. Abraços.

      Excluir
    4. Concordo com você! Saulo! Bom dia e bom trabalho! A página é ótima e me ajudou bastante!

      Excluir
    5. se escreve xingar*. por favor vá ler um livro e pare de discutir com crianças na internet meu querido Saulo. Eu te amo muito e Jesus também!

      Excluir
    6. Obrigado pelo toque. Vivendo e aprendendo... não sei se um dia acerto o uso do x ou ch kkkkkk

      Excluir
    7. opa meu caro, gostei bastante de seu questionario, parabens pelo o trabalho, estou com algumas coisas em duvidas mais com o tempo eu aprendo, valeu!!!! mano, favor, nao liga para estas pessoas, so te atrasam, boa noite e obrigado, qualquer erro de digitacao eu peço desculpas.

      Excluir
    8. Obrigado! Se preferir entra em contato com tua dúvida por email (sauloaugusto1986@gmail.com)

      Excluir
  2. Na questão "d" para a onde vc levou o 2x?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fatoração, neste caso é: TRINÔMIO DO QUADRADO PERFEITO.
      Veja sobre o assunto e saberá o que aconteceu com o 2x.

      Excluir
  3. Na questão "d" a resposta está errada, é 3(a+1) = 3a+3. Você esqueceu do 3 no final. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Porque a última começa com a e termina com x?

    ResponderExcluir
  5. A porta reapresentada a seguir possui área igual a 5x + 4. Apresente a fração algébrica correspondente á sua altura .

    comprimento x²-3
    Altura=°

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo material! Só tem um errinho na questão do 3a+3, fora isso são bons exercícios.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Vlw ai Saulo, acabei fechando a prova por causa de ti MN brigadão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não imaginas como é bom ler um comentário desse! Parabéns pelo seu resultado. Ando um pouco afastado do blog por estar sem tempo ultimamente, mas vou retornar em breve.

      Excluir
  10. Eu entendi o raciocínio,as não entendi o que houve com o número 10 na letra b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu tempo e atenção. Está corretíssimo, eu que preciso me ligar nessa equação, já vi outros professores explicando a mesma coisa. Isso me ligou, vou estudar sua explicação foi ótima é que não entrou na minha cabeça ainda

      Excluir
    2. Eu quis dizer que esse produto notável me bugou, eu não quis dizer me ligou*

      Excluir
    3. Obrigado, uma dica é olhar pra uma equação do segundo grau com esse olhar... sempre que o coeficiente C for um quadrado perfeito, ou seja, tiver raiz exata (4,9,25,36...) desconfiar que pode ser um quadrado da soma ou da diferença.

      Excluir