177) Um executivo sempre viaja entre as cidade A e B, que estão localizadas em fusos horários distintos. O tempo de duração da viagem de avião entre as duas cidades é de 6 horas. Ele sempre pega um voo que sai de A às 15h e chega à cidade B às 18h (respectivos horários locais).
Certo dia, ao chegar à cidade B, soube que precisava estar de volta à cidade A, no máximo, até às 13h do dia seguinte (horário local de A).
Para que o executivo chegue à cidade A no horário correto e admitindo que não haja atrasos, ele deve pegar um voo saindo da cidade B, em horário local de B, no máximo à(s)
a) 16h.
c) 10h.
c) 7h.
d) 4h.
e) 1h.
RESPOSTA.

Primeiro temos que descobrir a quantas horas a cidade A está da cidade B, perceba que na imagem eu estou garantindo que está em um fuso horário a esquerda da cidade A por quê?
Note que a viajem dura 6 horas no entanto o executivo sai da cidade A de 15:00 e chega a cidade B às 18:00, para que isso aconteça a viajem deve ser para a esquerda em relação ao meridiano de Greenwich. Veja
Para esquerda as horas diminuem e para direita as horas aumentam.Voltando para questão como a viagem é de 6h e saindo de A de 15:00 ele chega em B às 18:00, podemos garantir que o fuso horario na cidade B = -3 horas em relação a cidade A.

Viajar de A para B dura 6h(da vigem) - 3h(fuso horário) = 3h, porém de B para A leva 9h = 6h(da vigem) + 3h(fuso horário)
Finalmente, para saur de B e chegar em A ás 13h o executivo deve pegar o voo até 13h - 9h = 4h
Alternativa D
Nenhum comentário:
Postar um comentário