A charge é só pra descontrair nessa postagem vou compartilhar aqui um ponto de vista pessoal. O ensino de matemática tem vários entraves durante a vida escolar, alguns deles se dão pelo próprio currículo e prazos estabelecidos pelos documentos oficiais ou pela escola (no caso de materiais pré definidos). O professor tem papel fundamental nesse processo, pois irá mediar o processo de aprendizagem e a forma como se apresenta os conteúdo na minha concepção faz toda diferênça.
Muitas vezes procuramos encontrar sentido e aplicações imediatas do que estamos estudando e não nos damos conta de que conceitos, propriedades e algoritmos (procedimentos, passos, etapas) devem servir de ferramentas para resolução de problemas maiores. Estes problemas, nem sempre podem ser vistos fora da matemática.
No fundamental aprendemos a fazer operações com frações (fundamentais na matemática), que nos capacita no futuro a resolver equações (de 1° e 2° grau). Agora pense um pouco na vida você costumar realizar tais operações? Somar frações, calcular mmc? Para maioria das pessoas a resposta vai ser não.
Nos problemas aparecem coisas do tipo 1/2 do salário foi gasto com lazer e 1/3 com alimentação e sobrou 500 reais quanto fulano ganha? A resolução desse tipo de problema decorre imediatamente de operações com fração e sabendo os procedimentos (algoritmos) fica fácil resolver. Neste ponto acredito que não vale a pena esse tipo de contextualização forçada, temos que entender que algumas coisas podem ficar dentro da matemática e devem ser usadas como FERRAMENTAS em problemas. Só pra ficar mais claro, saber somar frações exige conhecer os números Primos, o algoritmo de fatoração, mmc e tudo isso servirá como ferramenta para resolver este problema e outros que vão surgir independente se é na escola ou na vida.
No fundamental aprendemos a fazer operações com frações (fundamentais na matemática), que nos capacita no futuro a resolver equações (de 1° e 2° grau). Agora pense um pouco na vida você costumar realizar tais operações? Somar frações, calcular mmc? Para maioria das pessoas a resposta vai ser não.
Nos problemas aparecem coisas do tipo 1/2 do salário foi gasto com lazer e 1/3 com alimentação e sobrou 500 reais quanto fulano ganha? A resolução desse tipo de problema decorre imediatamente de operações com fração e sabendo os procedimentos (algoritmos) fica fácil resolver. Neste ponto acredito que não vale a pena esse tipo de contextualização forçada, temos que entender que algumas coisas podem ficar dentro da matemática e devem ser usadas como FERRAMENTAS em problemas. Só pra ficar mais claro, saber somar frações exige conhecer os números Primos, o algoritmo de fatoração, mmc e tudo isso servirá como ferramenta para resolver este problema e outros que vão surgir independente se é na escola ou na vida.
Quando decidi fazer matemática acreditava que era uma ciência que não havia espaço para reflexão pra mim tudo já estava construído. Durante o curso percebi que saber tabuada, por exemplo, era insignificante e que o processo era mais importante. Muitas vezes um matemático nem procura a solução de um problema ele quer saber se possui soluções (profundo). Ainda no inicio do curso ganhei uma calculadora cientifica e no decorrer do curso não usei nem uma calculadora comum.
Então quando você estuda matemática e se depara com alguma dificuldade o que fazer?
Quando fiz esse blog esperava ter mais tempo para criar conteúdo e fugir um pouco desses sites que dão a resposta simplesmente, ou ainda recebem pedidos (pra mim é péssimo porque o estudante nem reflete) quis focar no ENEM e em concursos por entender que muita gente não tem acesso a cursinhos e fazer uma resolução um pouco mais completa (tô me esforçando pra isso). Ainda não estou satisfeito com a metodologia (vou melhorar, aceito sugestões). Voltando pra pergunta, o estudante deve procurar estudar conceitos, definições, propriedades anteriores àquele conteúdo para formar minimamente uma base para poder compreender bem o conteúdo mais avançado. Alem de tudo isso é bom procurar exemplos, assistir vídeos, estudar com amigos, não ter vergonha de perguntar ao professor...
Veja um exemplo prático, as equações do segundo grau:
Antes de conhecer a fórmula de Bhaskara devemos entender de potenciação e radiciação, números racionais(frações e representação decimal), números inteiros, plano cartesiano, pontos, parábolas, entre outros. Ai sim estaremos aptos a encarar as equações e todas as suas representações.
A intenção dessa postagem é mostrar que por vezes deixamos de dar a devida atenção a conteúdos que naquele momento não fazem "sentido"(hoje pra mim tudo faz sentido) e nos perguntamos onde vou ver isso na minha vida? e talvez não veja nunca mais, porém fazem parte das ferramentas matemáticas que ajudarão na resolução de vários problemas aplicadas a diversas áreas do conhecimento e sem esquecer que o currículo do ensino formal(fundamental e médio) pretende formar um cidadão apto para seguir em qualquer área do conhecimento, ou seja, o ensino médio não é médio por acaso a função dele é tornar o estudante capaz de escolher diante do que é exposto e suas aptidões que caminho seguir.
Perceba que a atual situação da ciência brasileira é caótica, poucos engenheiros, matemáticos, físicos, estatísticos ... são formados anualmente, pessoalmente me formei com 7 pessoas de varias turmas incluindo bacharéis. Vemos um claro desinteresse pelas Exatas, isso é reflexo da nossa educação básica que tem muito que melhorar.
Em suma, é necessário compreender que na matemática precisamos de um arsenal, como gosto de chamar Ferramentas, para abordar os problemas. Imagine a matemática como um jogo, com regras e cheia de missões (problemas) pra cumprir. É fundamental respeitar as regras do "jogo".
Aprendendo matemática nos tornamos aptos para resolver nossas próprias dificuldades e supera-las usando argumentos sólidos e eficientes! Um abraço a todos e bons estudos.
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